Série sobre construções especiais: túneis

Este é o terceiro artigo de uma série especial sobre construções especiais. Nele, vamos explicar como funciona o planejamento de construção de túneis, obras de engenharia subterrânea que criam passagem por montanhas, rios e outras áreas de difícil acesso humano. 

Você gosta de conhecer mais sobre grandes construções? Então continue a leitura e descubra como funciona o processo construtivo, os benefícios trazidos para a população, entre outras curiosidades envolvendo os principais túneis espalhados pelo mundo! 

Como funciona a construção de um túnel?

Os túneis são obras complexas, pois envolvem desafios envolvendo o mapeamento de áreas de difícil acesso e o estudo de mecanismos que possibilitem a criação de uma passagem segura por elas.

Tipos de túneis

Para atender as especificidades de cada área, existem diferentes tipos de túneis. Os mais conhecidos são os túneis rodoviários, ferroviários, de mineração e de metrô. O que muda entre eles são os métodos de escavação, as dimensões e os materiais utilizados.

Principais etapas construtivas

A construção de um túnel envolve uma análise detalhada da área a ser trabalhada, já que é necessário avaliar eventuais riscos construtivos. Conheça as principais etapas deste processo:

  • análise do subsolo e estudo das condições geológicas e hidrológicas do local;
  • definição do método de escavação a ser utilizado — por máquinas tuneladoras, explosão ou escavação manual; e,
  • sistemas de suporte utilizados — revestimentos e escoramentos.

Quais são os projetos de túneis mais conhecidos?

Há muitos projetos incríveis ao redor do mundo. Entre eles, vale destacar obras que impressionam tanto pela extensão quanto pela complexidade do projeto. Conheça alguns exemplos:

  • Túnel do canal da mancha que liga a França ao Reino Unido e é o túnel subterrâneo mais longo do mundo.
  • Túnel Seikan situado no Japão e faz a conexão entre as ilhas Hokkaido e Honshu que é o túnel ferroviário subaquático mais longo do mundo.
  • Túnel Guoliang, na China, que foi escavado sob uma impressionante montanha íngreme. 
  • Túnel Laerdal, localizado na Noruega, que conta com 24,5 quilômetros de extensão, o que faz com que ele seja o túnel rodoviário mais longo do mundo.
  • Túnel Gotthard Base, localizado na Suíça, que conta com 57 quilômetros de extensão e é o túnel ferroviário mais longo do mundo. 

Os projetos de construção de túneis envolvem grandes desafios para os profissionais envolvidos na obra, desde a criação do projeto até a execução da obra.

Os grandes túneis espalhados pelo mundo são uma demonstração de como a engenharia tem o potencial para aproximar pessoas, favorecer a logística e promover o desenvolvimento das sociedades. 

Você gostou de conhecer mais sobre túneis? Aproveite para seguir a gente nas redes sociais — LinkedIn, Instagram e Facebook — e fique por dentro de dicas e conteúdos exclusivos sobre construção civil! 

BLOG

VER OUTROS
CONTEÚDOS