Reforma em hotel e retrofit hoteleiro: como fazer uma obra com o hotel em funcionamento

Renovar a estrutura de hotéis é importante para manter a qualidade dos espaços, o conforto e garantir a manutenção da vida útil do empreendimento. Porém, fazer uma reforma em um hotel que está em funcionamento não é tão simples quanto parece.

As reformas em hotéis tem muitas particularidades e exigem conhecimentos especiais dos profissionais envolvidos na obra. Como o hotel permanece em funcionamento durante toda a reforma, certos cuidados precisam ser adotados para garantir o bem-estar e conforto dos hóspedes.

Por isso, o grande desafio das construtoras, arquitetos, engenheiros, pintores e demais profissionais que atuam na obra é: como realizar essas obras com hóspedes transitando pelos corredores? Ainda, como trabalhar sem que esses hóspedes percebam que a reforma está sendo feita?

Neste artigo, vamos responder as dúvidas mais comuns sobre reformas em hotéis. Você vai entender o que são, como funcionam, quais os benefícios e como executar uma obra com eficiência e qualidade. Confira!

O que é retrofit hoteleiro?
O termo “retrofit hoteleiro” é usado para se referir a execução de reformas em hotéis. A expressão, de origem inglesa, pode ser traduzida como “atualizar o antigo”, por isso, está associada principalmente ao processo de modernização e melhorias em edifícios mais antigos..

De certa forma, podemos dizer que o retrofit hoteleiro e as reformas em hotéis guardam semelhanças, já que ambas estão relacionadas a realização de obras, reestruturações e remodelações em hospedagens.

Assim, tanto o retrofit como as reformas em geral, se referem a esse processo que envolve a renovação do espaço físico do hotel.

Qual a importância de fazer reformas em hotéis?
As reformas têm o objetivo de renovar os espaços e manter o ambiente convidativo para os hóspedes.

Com o passar do tempo surgem novas tendências de uso de materiais e novas tecnologias que podem ser trazidas para a construção com o objetivo de melhorar o conforto das acomodações e garantir a melhor experiência aos frequentadores daquele ambiente.

Por isso, as reformas em hotéis são uma prática recomendada quando se busca a competitividade dentro do ramo hoteleiro, principalmente em prédios que estão demandando manutenções.

A adoção de boas práticas nesse sentido estão atreladas ao bem-estar, conforto e qualidade do espaço oferecido aos hóspedes.
Como executar a reforma no hotel em funcionamento?
A execução de obras e reformas em hotéis em funcionamento são desafiadoras. Primeiro, porque é necessário trabalhar sem causar incômodo aos hóspedes e isso significa manter o silêncio.

Sabemos que uma obra não é exatamente silenciosa já que é necessário executar atividades como a remoção de pisos e movimentação de materiais e resíduos. A seguir, listamos algumas etapas que são pontos de atenção neste tipo de projeto. Confira!
Planejamento e organização
Para fazer uma reforma hoteleira é indispensável realizar o diagnóstico das necessidades e alinhamento dos prazos. Assim, a viabilidade e sucesso da obra serão garantidos com a adoção de alguns cuidados:

Envolvimento dos profissionais a fim de que todas as atividades sejam realizadas com o mínimo de ruído possível.
Vedação das portas para que não haja saída de sujeira para os corredores — os hóspedes não podem perceber que está sendo feita uma reforma.
Os trabalhadores não podem transitar pelo hotel carregando materiais ou utilizando as vestes de trabalho — toda movimentação de material deve ser feita utilizando carrinhos específicos para isso.
Nos postos de trabalho, os trabalhadores devem estar uniformizados e apresentáveis, utilizando crachá com identificação de nome e função na empresa.
É indispensável planejar e organizar os horários de retirada de resíduos gerados e entrada de material nos apartamentos que estão sendo reformados.
Administração da obra
A administração da obra deve acompanhar diariamente o andamento do projeto. Além da questão logística, todos os envolvidos (arquiteto, engenheiro, diretor do hotel, entre outros) precisam ser informados a respeito do andamento da obra e do cumprimento dos prazos.
Treinamento da equipe
A empresa responsável pela obra deve planejar a gestão e treinamento das equipes. Isso porque o trabalho executado em obras, de uma forma geral, é diferente do trabalho que é realizado em reformas de hotéis e retrofits hoteleiros.

Os trabalhadores precisam receber orientações e treinamentos contínuos. Isso vai garantir que o resultado seja entregue dentro das expectativas do cliente e sem gerar nenhum impacto comercial negativo para o hotel.
Por que escolher uma construtora com experiência?
As reformas em hotéis são totalmente diferentes de outros projetos de reforma comum. Por isso é indispensável buscar o suporte de uma construtora especializada.

As empresas que atuam no segmento são formadas por engenheiros, arquitetos e equipe com experiência neste tipo de projeto, o que torna o processo mais ágil e tranquilo para o cliente.

Atualmente, estamos executando uma obra de reforma no hotel Spa do Vinho, localizado no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A Dahlem oferece serviços de retrofit hoteleiro e reformas de hotéis, atuando em toda etapa de planejamento, execução, acompanhamento e entrega da obra.

Você quer conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela Dahlem? Entre em contato conosco!

BLOG

VER OUTROS
CONTEÚDOS