O modal de transporte ferroviário é realizado pelas estradas de ferro. Embora não seja o modal mais usado no país, atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 30.000 quilômetros de linhas férreas.
Os principais produtos transportados incluem fertilizantes, grãos, derivados do petróleo, minérios de ferro e mercadorias agrícolas.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre o modal ferroviário sob a ótica da construção civil: principais processos construtivos, tecnologias, benefícios e outras informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe e descubra!
Como é o processo construtivo das vias férreas?
A construção de vias férreas envolve cinco etapas principais, começando pelo planejamento e elaboração do projeto. A seguir, explicamos melhor cada uma delas. Confira!
Projeto
O processo construtivo inicia com o planejamento da rota, análise topográfica, estudo de acessos, avaliação de restrições ambientais e demandas de tráfego.
Depois de uma análise aprofundada de todos os aspectos mencionados, os engenheiros civis responsáveis começam a desenvolver o projeto, definindo o traçado, largura e geometrias que servirão como base para a construção.
Nivelamento e terraplanagem
Com o projeto pronto é hora de iniciar a terraplanagem e nivelamento da área. Essa etapa é fundamental para a segurança do local e viabilização da instalação das vias férreas.
Além da remoção do solo indesejado, durante a terraplanagem é executada a compactação.
Instalação dos trilhos
Após a preparação do terreno, se procede com a instalação dos trilhos. Os trilhos são colocados sobre os dormentes — estruturas de suporte — e fixados por meio de parafusos ou grampos próprios.
Sinalização
Concluída toda a instalação dos trilhos é iniciado o processo de instalação dos sinais. As vias férreas contam com uma rede de sinalização completa, visando trazer segurança para os trens e pessoas que utilizam as vias paralelas.
No caso de vias férreas eletrificadas, essa etapa também contempla a instalação do sistema elétrico que permitirá o funcionamento dos trens. Concluída essa etapa, todo o sistema ferroviário já está pronto para começar a operar.
Inspeção e manutenção
Vale destacar que as vias férreas demandam manutenções regulares. Os engenheiros civis são profissionais com qualificação para realizar as inspeções de vias, detecção de eventuais problemas e indicação de reparos.
Quais são os benefícios do modal ferroviário?
O modal ferroviário possibilita a conexão entre diferentes regiões, facilitando o transporte de pessoas e de cargas.
Além disso, é conhecido por ser mais sustentável, especialmente se comparado com o modal rodoviário, já que tem menor grau de emissão de gases de efeito estufa e consome menos combustível.
Somado a isso, o transporte ferroviário contribui para a redução do congestionamento em rodovias, favorecendo a mobilidade urbana.
Você sabia?
Selecionamos algumas curiosidades sobre o modal ferroviário, no Brasil e no mundo. Confira!
- A ferrovia mais longa do mundo fica na Rússia, chamada de ferrovia transiberiana, ela tem aproximadamente 9.289 quilômetros de extensão. Ela liga a cidade de Moscou, capital da Rússia, com a cidade de Vladivostok, localizada no extremo leste do país.
- O primeiro trecho ferroviário do mundo foi inaugurado em 27 de setembro de 1825 na Inglaterra e ligada a cidades de Darlington e Stockton.
- As ferrovias são amplamente utilizadas na Europa, tanto para transporte de passageiros quanto para transporte de mercadorias.
- No Brasil, a linha de trem mais longa que faz viagens de passageiros possui 870 quilômetros e liga as cidades de São Luís, no Maranhão, a Parauapebas, no Pará.
A engenharia civil desempenha um papel essencial nos projetos ferroviários. Isso porque os profissionais da área são os principais responsáveis por projetar e executar obras no modal ferroviário, garantindo segurança e eficiência no transporte de pessoas e mercadorias.
Você gostou de conhecer mais modal ferroviário? Aproveite para deixar um comentário com dicas e sugestões de conteúdos que você gostaria de ver por aqui!