Confira as 6 dúvidas mais comuns sobre vergalhões na construção civil

Os vergalhões são itens muito utilizados no ramo da construção civil. Sua aplicação mais conhecida é na construção de elementos de sustentação como pilares, vigas, fundações, lajes e estruturas de contenção.

Por se tratar de um item corriqueiro no canteiro de obras é importante que os profissionais e demais envolvidos na obra, conheçam mais sobre este material e entendam a importância de adotar boas práticas no seu manuseio. 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo especial sobre o assunto. Ao longo do conteúdo você vai conferir as respostas para as principais dúvidas envolvendo a utilização de vergalhões na construção civil. Acompanhe!

1. O que são vergalhões na construção civil?

Os vergalhões, também conhecidos como “varões nervurados” são barras de aço utilizadas na construção civil.

Sua aplicação mais conhecida é na composição de estruturas como vigas, pilares, fundações, lajes e estruturas de contenção. Além da aplicação principal, eles são materiais versáteis e que atendem a uma infinidade de demandas em projetos.

O formato padrão mais utilizado é em barras de 12 metros de comprimento — retas ou dobradas — com diâmetros que variam entre 2,4mm e 40mm. No entanto, é possível encontrar opções de produtos de diferentes tamanhos, espessuras e texturas.

2. Quais são as aplicações dos vergalhões?

A aplicação mais conhecida dos vergalhões é como parte da composição de  suportes e estruturas de imóveis. 

Ele consiste em uma barra de aço que tem a função de oferecer suporte para colunas e paredes. Combinado com concreto armado ele vai compor a estrutura base de sustentação da casa  ou prédio que serão construídos. 

Hoje, além da utilização funcional para desenvolvimento de estruturas, os vergalhões  têm sido considerados opções interessantes na composição de ambientes, inclusive em projetos decorativos.

3. Quais são os principais tipos de vergalhões?

É possível encontrar diversos tipos de vergalhões disponíveis no mercado. Eles podem ter diferentes níveis de resistência e composição química. 

O profissional responsável pelo projeto deve escolher o vergalhão levando em consideração as demandas do projeto, a resistência, tração, escoamento e capacidade de suportar cargas e sobrecargas. 

4. Como atestar a qualidade do produto?

A qualidade do material é um ponto a ser observado, já que estruturas erguidas com materiais de baixa qualidade podem comprometer a segurança da estrutura.

O vergalhão fornecido deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), de ter procedência segura e estar em condições de uso. 

5. Como armazenar os vergalhões?

Um ponto de atenção quando se fala em planejamento de obra e escolha de materiais é a questão do armazenamento.

É indispensável adotar boas práticas no armazenamento dos vergalhões pois, caso armazenados em local inadequado, eles podem sofrer com a aceleração do processo de corrosão.Desta forma, fique atento aos seguintes cuidados:

  • não é indicado deixar vergalhões armazenados em locais com muita umidade;
  • os vergalhões não podem ficar em contato direto com o solo;
  • se houver enferrujamento superficial, sem prejuízo da seção do aço, o vergalhão é considerado apto para utilização;
  • caso exista um grau de enferrujamento mais grave, com prejuízo da seção do aço, o vergalhão deverá ser substituído;
  • não utilize óleos ou graxas no vergalhão com o objetivo de impedir a ferrugem, este tipo de prática pode contribuir para a perda de aderência ao concreto, comprometendo a qualidade e segurança estrutural da obra. 

6. Como planejar a compra de vergalhões?

O planejamento de obra é uma etapa importante que antecede a sua execução. Além de conhecer o local da obra, entender as necessidades dos clientes e elaborar o projeto, há ainda a escolha dos materiais utilizados.

Neste ponto, além da atenção com relação à qualidade dos produtos e boas práticas na escolha e no armazenamento, é necessário adotar boas práticas de planejamento de compra.

O projeto da obra precisa contemplar um estudo prévio sobre as necessidades de compra, determinando previamente a quantidade e o tipo de vergalhão ideal para aquela construção. 

Com isso, é possível minimizar o risco de sobras de materiais, evitando desperdício de recursos financeiros e contribuindo para a sustentabilidade do projeto.

Você ainda tem alguma dúvida sobre vergalhões? Escreva para a gente compartilhando suas dúvidas, comentários ou sugestões!

BLOG

VER OUTROS
CONTEÚDOS