Concreto permeável: tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

A etapa de planejamento e escolha dos materiais que serão utilizados em uma obra faz toda a diferença no resultado final. Por isso, é interessante que os clientes conheçam os diferentes materiais disponíveis, suas características, vantagens e desvantagens.

Pensando na relevância do assunto e na importância de compartilhar o conhecimento e as experiências adquiridas no dia a dia da Dahlem, elaboramos este conteúdo especial que trata a respeito do concreto permeável.

Entenda o que é concreto permeável, em que tipo de situações ele é utilizado e qual é a experiência da Dahlem envolvendo o uso desse material. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é o concreto permeável?

O concreto permeável, como o próprio nome sugere, é um tipo de concreto que possibilita maior passagem de água e de ar pela sua estrutura. Isso ocorre através de um sistema de poros interconectados que promovem a sua permeabilidade.

Assim como o concreto tradicional, o permeável é composto por água, areia, brita e cimento.  A diferença entre eles está na quantidade de areia, em geral, no concreto permeável a quantidade de areia da composição é muito menor. 

Além disso, ele geralmente é composto por material granular predominantemente do mesmo tamanho, criando espaços vazios que não são preenchidos — é por esses espaços que a água passa. 

É importante destacar que o fato do concreto permeável ter mais espaços vazios em sua estrutura faz com que ele seja menos resistente que o concreto tradicional. Esse é um ponto de atenção, pois faz com que ele não seja passível de utilização em todo tipo de projeto. 

Por que o concreto permeável é utilizado? 

A tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de atender demandas legais, estéticas e não-estruturais. 

Muitas vezes o Plano Diretor de algumas cidades determina que um percentual de ocupação de uma construção sobre a área do terreno deve ser permeável. Neste tipo de situação é muito comum optar pela ocupação destes espaços com grama. 

Além dessa opção de colocação de grama, existe a possibilidade de uso do concreto permeável que surge como uma segunda alternativa para esses casos.

Somado a isso, ele também pode ser utilizado estruturalmente, desde que a resistência de projeto exigida seja atendida na execução.  

A Dahlem utiliza concreto permeável?

A Dahlem utiliza essa tecnologia, inclusive, com aplicação recente em obras na cidade de Bento Gonçalves-RS. Neste projeto em específico, o concreto permeável foi utilizado na área de acesso e estacionamento de um pavilhão.

Para o caso mencionado, optamos por executar o piso a granel, in loco, sendo o material fornecido por meio de caminhão betoneira. Porém, vale destacar que o concreto permeável pode ser encontrado pré-moldado em diferentes formatos.

A nossa experiência com utilização do concreto permeável foi positiva já que atendeu às exigências legais da Prefeitura Municipal quanto à área permeável, além de contemplar as necessidades do cliente que requeria o uso de um material com resistência suficiente para o trânsito de veículos. 

Neste sentido, é válido destacar que alguns pontos devem ser levados em consideração durante o planejamento e execução do projeto. 

Um deles diz respeito  à regularização e estrutura da base, que, dependendo do caso, precisa de um sistema de drenagem para coletar a água infiltrada no concreto, destinando-a para caixas de passagem. Isso garantirá que o piso não fique saturado de água, o que descaracterizaria sua permeabilidade.

Antes de escolher um fornecedor é indispensável que você avalie o conhecimento técnico e as práticas de escolha dos materiais utilizados. Assim, você garantirá segurança, confiabilidade e eficiência na sua obra. 

Gostou de conhecer mais sobre o concreto permeável? Somos especialistas em construção civil e executamos projetos sustentáveis com alto nível de segurança, sempre prezando pela qualidade dos produtos e materiais utilizados. Oferecemos soluções completas para a sua construção, acesse o nosso site para conhecer mais! 

BLOG

VER OUTROS
CONTEÚDOS