Execução de obras em subestações de energia: 4 aspectos que merecem atenção!

A execução de obras de construção civil em subestações de energia é uma das especialidades da Dahlem. Atualmente, estamos trabalhando em dois projetos de subestações de energia no estado de Minas Gerais, experiência que tem trazido insights interessantes sobre o tema.

Este tipo de projeto se destaca pelos grandes desafios e particularidades se comparado com outras modalidades de empreendimento. Ao realizar obras em subestações de energia a construtora adquire experiência e habilidades para lidar com alguns desafios, tanto em relação às questões administrativas, jurídicas e financeiras, quanto às questões atreladas à obra propriamente dita. 

Pensando na relevância do assunto e com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre o tema, elaboramos este conteúdo especial sobre construção civil e subestações de energia. Confira! 

  1. Atenção ao planejamento e gestão financeira

Para que o projeto seja bem sucedido é indispensável ficar atento às finanças. As construtoras que atuam no segmento devem estar preparadas para planejar e organizar a gestão financeira do projeto.

As empresas que investem no ramo de energia no Brasil são muito grandes e por isso têm processos internos rígidos e bem estabelecidos. Desta forma, para se tornar um fornecedor de construção em uma subestação de energia é necessário seguir procedimentos rigorosos que começam já na etapa da homologação. 

A homologação de fornecedores é a etapa em que a empresa escolhe as empresas que vão prestar serviços. Já nesta etapa, há uma série de regras que precisam ser seguidas, especialmente com relação a apresentação de documentos contábeis, financeiros, jurídicos e fiscais.  O rol de documentos exigidos varia e acordo com a empresa, mas, geralmente, inclui:

  • certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais;
  • documentação dos colaboradores comprovando realização de treinamentos de segurança (NRs), fichas de EPIs, CTPS com no mínimo seis meses de experiência na função; e
  • atestado de capacidade técnica registrado no CREA validando que uma obra de pelo menos o mesmo porte da obra de interesse já tenha sido executada com êxito.

Provavelmente você está se perguntando qual é a relação entre a homologação e as finanças? Esta etapa inicial é o primeiro passo de um longo processo que demanda dedicação de tempo, energia e recursos.. 

Depois da entrega dos documentos e homologação por parte da empresa contratante é dado início ao planejamento e mobilização. Por se tratar de uma dinâmica totalmente diferente das obras tradicionais, a questão financeira exige uma atenção especial. O planejamento precisa respeitar algumas etapas que destacamos a seguir.

1.1.  Mobilização

Independente do local em que a obra será feita, na etapa de mobilização  a construtora precisa prever a locação de um imóvel que comporte toda a mão de obra necessária para a execução global do projeto, bem como, locação de veículos para transporte do pessoal até a obra, ferramentas e equipamentos que serão necessários para a execução e  a forma como se dará o transporte deste equipamentos.

Além disso, é preciso verificar possíveis fornecedores que vão ajudar ao longo do projeto, como por exemplo: empresas de terraplanagem, restaurantes, abastecedoras de combustível, empresas de materiais de construção, entre outros. 

1.2. Medição

A medição consiste no processo de controle do andamento da obra. Em uma planilha física financeira são informados os serviços executados e concluídos para cobrança — não é válida nenhuma cobrança de serviços não executados.

A planilha deve estar de acordo com os Relatórios Diários de Obra (RDO’s) que também informam o percentual de execução de cada etapa. Para cada etapa existe um valor e esses dados são lançados como “medidos” após o faturamento. 

1.3. Faturamento

O faturamento ou emissão da Nota Fiscal só é permitido após o aceite da medição, que geralmente é registrada via e-mail. O cliente define o valor a ser faturado de acordo com o pleito da medição,  informando, neste momento, os dados que deverão ser usados pela construtora para elaboração do documento fiscal. 

1.4. Pagamento 

Os pagamentos destes contratos são feitos exclusivamente mediante transferência bancária. Uma caraterística importante dessa modalidade de trabalho é que a construtora precisa ter uma boa gestão e planejamento financeiro, uma vez que as obras já estão em andamento há pelo menos 90 dias quando são realizados os primeiros pagamentos por parte do cliente.

Isso significa que são acertadas três folhas de pagamento com recursos próprios, antes de receber o primeiro pagamento do cliente. Portanto, para garantir a segurança e saúde financeira da construtora é necessário investir em um planejamento nesse sentido, garantindo disponibilidade financeira e estrutura adequada para dar continuidade ao trabalho.

Conheça os aspectos jurídicos e contratuais

Qualquer contrato de execução de obra deve ser formatado com atenção, garantindo que as partes envolvidas estejam plenamente cientes dos seus direitos e responsabilidades. 

Nos contratos de construção de subestações de energia não é diferente. A construtora precisa focar na execução das suas atividades dentro da matriz de responsabilidades assumidas, dedicando-se ao cumprimento do escopo do contrato.

Para trazer mais segurança jurídica e previsibilidade para o cliente e para a construtora, a Dahlem dedica uma atenção especial à fase de orçamentação. 

Neste sentido, a proposta é elaborada com o propósito de ser o mais clara possível e garantir um processo eficaz para o cliente e sustentável por parte da construtora. 

Entenda a importância da logística

Geralmente, a localização das obras de subestações de energia é afastada de grandes centros. Assim, é um grande desafio para a construtora encontrar um fornecedor que tenha toda a documentação exigida pela empresa contratante.

Percebemos isso na nossa experiência prática. Em um projeto em Minas Gerais, foi necessário contratar uma empresa de terraplenagem localizada há mais de 1.000 quilômetros de distância da obra já que esta era a única que possuía todos os documentos exigidos pelo cliente. 

Toda essa movimentação tem um custo que precisa ser previsto pela construtora a fim de evitar prejuízos. A logística de contratação e gestão — não só dos colaboradores da construtora — mas também desses fornecedores, são um ponto que demanda atenção e planejamento. 

Atenção e foco na execução da obra

Apesar de todos os aspectos jurídicos e administrativos, não podemos perder o foco na qualidade de execução da obra. Porém, é importante ter em mente que esta etapa está diretamente relacionada às anteriores, uma vez que as diferenças de custos, atraso na chegada de materiais e demora no recebimento do pagamento podem afetar a execução do projeto como um todo.

Sem dúvida, quando existe um bom planejamento, conhecimento técnico e administrativo voltado para este tipo de projeto, e atenção aos detalhes, é possível atingir excelentes resultados.

A busca por mão de obra especializada, o cumprimento de prazos e o respeito às cláusulas contratuais contribuem para que o andamento seja satisfatório e o cliente receba a obra totalmente de acordo com aquilo que foi contratado.

A Dahlem é especialista em construção civil no segmento de subestações de energia. Você deseja contratar os nossos serviços em um projeto de construção civil? Entre em contato com os nossos especialistas e agende uma reunião! 

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